Saturday, May 28, 2005

Fincher Maniac



Estive a rever as duas preciosas obras acima posterizadas e cheguei à conclusão que gosto de David Fincher. Aliás, gosto MUITO de David Fincher. Ao rever Se7en, reparei que ainda sinto os mesmos arrepios, sensações angustiantes e consequente eriçamento da penugem corporal que há uns anos atrás. Não há final mais agreste que aquele, e não há nenhuma cena onde o uso daquelas pestilentas árvorezinhas anti-odor seja tão apropriado. Já Fight Club é das coisas mais alucinantes jamais concebidas. Penetra fortemente um profundo nervo geracional, convida à reflexão e à pancadaria, e tem o mérito de ser estupidamente divertido e absorvente. Além de acabar em beleza, com um breve flash de uma piroca. Conclusão: há vida cinéfila antes e depois do visionamento destes filmes.

Monday, May 23, 2005

Six Feet Under



Hoje é segunda-feira. Logo, é dia de "Sete Palmos de Terra"...talvez a melhor série jamais concebida. Para quem, como eu, já convive com os dilemas emocionais da família Fischer desde o mítico episódio-piloto, sabe bem que isto é mais do um mero programa televisivo. Isto é cinema no pequeno êcra. Qualidade pura e dura, actores do mais alto quilate, e escrita que combina as doses certas de humor negro e profundidade dramática. Já me ri como um perdido em inúmeras ocasiões e chorei como um desalmado em outras tantas. Não há tema ou sentimento que passe em claro aqui. São personagens visceralmente reais, daí a empatia que sentimos por elas - Nate, David, Ruth, Claire (tenho que admitir que ela me irrita por vezes), Keith, Federico, Brenda e o omnipresente Nathaniel. Quem visionar e não gostar, que arrede pé e vá mamar. Obrigados Alan Ball.

Friday, May 20, 2005

Not to be taken seriously

O meu último post neste blog provocou reacções algo drásticas. Até me vi na obrigação de censurar um cretino na caixa de comentários. Sinceramente, isto faz-me pensar seriamente se devo continuar a escrever aqui neste espaço. Criei este blog com o Juom para me divertir, não para me chatear. E começo a não achar piada nenhuma a isto...

George Lucas Sucks



Pois...enfim...whatever...finalmente chegou o "Revenge of the Shit". Apesar de muitas reacções positivas de inúmeros fãs - que, a meu ver, ainda estão em denial profundo e provavelmente só vão admitir daqui a uns anos a bela merda que esta trilogia é - eu não caí na esparrela. Bastaram os intragáveis minutos iniciais para perceber que este 3ª capítulo ia seguir na onda do " The Bosta Menace" e do "Attack of the Có-Cós". CGI, CGI, CGI...ZZZZZZZZ. Visual "Pimba", intermináveis cenários digitalescos, rituais de acção enfadonhos e repetitivos, personagens estupidamente ridículas como um tal de General Grievous (Why ? Why ? Why ????), monólogos e diálogos dignos da melhor novela mexicana, interpretações de actores que tentam a todo custo personificar o espírito do Orlando Bloom, e uma realização que tem tanta sensibilidade cinematográfica como esse objecto hediondo chamado "Pearl Harbor". *SPOILER* Basta atentar nos minutos finais com aquele desconfortável momento piroso do nascimento de Luke e Leia e a consequente morte e funeral de Padmé...e um desgostoso Darth Vader gritando NOOOOOOOO *SPOILER* Eu torci-me todo na cadeira nesse momento, e nao era por estar com gases e com vontade de farpar. Era complicado estragar a carga dramática e emotiva dessa particular resolução, mas o Tio Lucas consegue o impossível. Bem vistas as coisas...será que Michael Bay realizou secretamente este trilogia ? Hummmm...

E fica, mais uma vez, a certeza que o otário do Lucas não soube seguir uma das normas essenciais nestes filmes - a de que muitas vezes...less is more. O filme não é minimamente orgânico e coeso, não tem um timbre de realidade e vulnerabilidade, sendo a estrutura do argumento semelhante à de um video-jogo foleiro para a Sega Megadrive. Batalha espacial muito colorida seguida de diálogo metido a martelo para justificar a transformação de Anakin em Darth Vader seguida de luta de espadachim de luz seguida de um dialógo intragável sobre o lado negro da força....blaerghhhh...onde está a carga mítica ? Onde está aquela frescura da saga original ? Aquela ambiência de aventura e excitação que tornou este universo especial ? E eu continuo a achar que era possível esta trilogia ser muito competente. O potencial narrativo estava lá, só era necessário algum talento e dedicação para não o estragar completamente. Alguém capaz de escrever a história certa, com o feeling certo. Alguém capaz de criar um espectáculo visual com outra densidade...com alma...com humor...com pujança. Um Steven Spielberg, um Peter Jackson, um James Cameron, etc. Mas não, aquele camelo egomaníaco tomou o caminho mais fácil e manchou o seu próprio legado.

E a pergunta final que eu faço é: Será possível passar um pano húmido por tantos defeitos e incongruências só porque vislumbramos o nascimento de Darth Vader ? Se estivermos hipnotizados e sonharmos com beijar as nádegas balofas do Lucas...sim,é possível. Se olharmos para o filme de um modo minimamente racional, objectivo e inteligente...no fuckin'way!!! E acusem-me de azedo, rezingão, cabrão...i don't care...este filme, e a trilogia como um todo, é mau cinema...aqui em Portugal, na China ou em Marte. E de um fã dorido e desiludido fica aqui a mensagem - George Lucas, vai-te foder!!!

Friday, May 13, 2005

Novo Blog

Como gostamos muito do fenómeno "pontapé na xixa", e como estou farto de debitar disparates sobre futebol e afins, eu e o Juom decidimos criar um blog exclusivamente dedicado ao tema. Mas agora somos três, pois fizemos uma adição de peso - o lagartixa Ricardo Sousa. Ou seja, temos um contribuinte iluminado e benfiquista - eu mesmo - um energúmeno portista e um palhaço sportinguista. De resto, espero eu, o blog vai ser no mesmo timbre - perfeitamente inútil. Visitem-nos.

Pontapé na Xixa

Thursday, May 12, 2005

My Personality







Your #1 Match: ISFJ




The Nurturer

You have a strong need to belong, and you very loyal.
A good listener, you excell at helping others in practical ways.
In your spare time, you enjoy engaging your senses through art, cooking, and music.
You find it easy to be devoted to one person, who you do special things for.

You would make a good interior designer, chef, or child psychologist.






Que coincidência...sempre desejei ser um Chef !

Tuesday, May 10, 2005

Bird

Image hosted by Photobucket.com

Há muito que não escrevo um comentário sério sobre um filme aqui neste espaço. Por isso, aqui vai...

"Bird" é tudo aquilo que o mais recente "Ray" quis ser mas não conseguiu ser. São imensas as semelhanças temáticas entre estes dois biopics - duas lendas do mundo da música, aproximadamente da mesma época, com o mesmo "background", com o mesmo génio irreverente, com as mesmas dificuldades emocionais, com os mesmos demónios interiores...ainda que com epílogos diferentes nas respectivas vidas - mas tão diferentes os resultados finais. Se por um lado um dos filmes apresenta uma visão extremamente simplista e routineira, feita para ser absorvida e descartar de imediato, o outro revela um trabalho de maturidade e complexidade singular. A realização de Clint é suave e cândida, quase que crepuscular na definição da vida atormentada de Charlie Parker. O filme é ritmado por uma aura de musicalidade jazz, que marca o timbre narrativo e que nunca nos faz desligar emocionalmente daquele homem, levado à tela numa personificação fabulosa de Forest Whitaker. E mesmo não estando ao nível das melhores obras de Eastwood - por vezes é demasiado alongado e difuso - é um filme que respira bom cinema. E faz-nos lembrar que "Ray" tinha semelhante potencial, só pecou em ter um mau realizador.

Saturday, May 07, 2005

End of a Dream

Sempre previ que este seria o jogo que ia decidir o destino do Benfica neste campeonato - Judgment Day. Em caso de vitória, mais três pontinhos e o campeonato estaria já ali ao virar da esquina. Em caso de derrota ou empate, o constatar de uma certa realidade inevitável - este Benfica não tem futebol nem estaleca para estas andanças e acusa em demasia a pressão destes momentos. E sejamos também honestos, o SLB não tem um plantel com qualidade suficiente para ombrear com SCP e FCP, e só as surreais circunstâncias deste estranho campeonato é que colocaram o clube nesta posição invejável. Posição de qual não sabe/soube tirar proveito, e posição que nem sequer fez por merecer. E a derrapagem de hoje, em mais um jogo paupérrimo da equipa, embora não extermine completamente o sonho, complica de sobremaneira um objectivo por demais desejado, mas que nos irá ser, mais uma vez, inapelavelmente negado. E agora ? Ou ganha a equipa que melhor joga à bola ou ganha a equipa que está habituada a ganhar. Aposto na segunda.

RIP Perestrelo

Morreu ontem Jorge Perestrelo. Não me lembro de um comentador desportivo tão peculiar e icónico como ele. Estilo exuberante e tiradas deliciosas. O autor de expressões como Ripa na Rapaqueca! ou Qué qué isso, meu?!. Marcou definitivamente uma geração de ouvintes. Ele era o maior.

Friday, May 06, 2005

Von Soccer

A propósito do último post lembrei-me de umas analogias interessantes:

- Dizer que o factor sorte é irrelevante no fenómeno "pontapé na xixa" é o equivalente a dizer que o Von Trier é capaz de fazer um filme decente.

- Dizer que o factor sorte é irrelevante no fenómeno "pontapé na xixa" é o equivalente a dizer que couve-flor com molho béchamel é uma iguaria mais satisfatória que um belo prego no prato.

- Dizer que o factor sorte é irrelevante no fenómeno "pontapé na xixa" é o equivalente a dizer que o Orlando Bloom, a Jennifer Lopez e o Fernando Fragata vão um dia ganhar um Oscar.

- Dizer que o factor sorte é irrelevante no fenómeno "pontapé na xixa" é o equivalente a dizer que um cinéfilo benfiquista (e idiota) de 24 anos residente na Invicta ainda acredita no Pai Natal.





Wait a minute...o Pai Natal não existe ?

Thursday, May 05, 2005

Deuses da Xixa

Assisti ao apuramento do AC Milan e Sporting para as respectivas finais e cheguei a uma evidente conclusão. Pode-se ter uma bela equipa, praticar um belo futebol, ter espírito de conquista e sede de vitórias...mas nenhum clube ganha uma competição europeia sem uma dose descomunal de boa fortuna - yep, a tão famosa "estrelinha". E não me venham com a treta que a sorte é para quem a merece. A sorte é para os sortudos...é por isso que se chama sorte. Agora só espero que o Benfas a mereça no sábado.

*I just threw up in my mouth*

Cinema Xunga

Descobri recentemente o blog Cinema Xunga e não podia recomendar mais vivamente. Críticas javardas, comentários imbecis e despretensiosos e uma dose muito recomendável de humor refinado e ordinário. Passem por lá. Gargalhadas garantidas.

Tuesday, May 03, 2005

Cebolada Indigesta

Foi algo injusto, mas finalmente aconteceu. Mourinho eliminado numa competição europeia. O Liverpool jogou com o seu baralho defensivo e o Chelsea não teve ases (e estrelinha) suficientes para dar a volta. A equipa já não vinha a jogar o seu melhor futebol e hoje em Anfield isso notou-se. E jogadores como Robben e Duff fazem muita falta. Noutra fase da época isto seria um verdadeiro "walk in the park", mas "it wasn't meant to be". Bem, azarito. Para o ano há mais.

O Maior



Está na altura de congratular Zé Mourinho. Aqui neste blog somos grandes fãs do melhor treinador do mundo, que esta época está mais uma vez a confirmar que é um caso à parte no panorama "pontapé na xixa". E depois de ter infernizado a minha vida enquanto esteve ao serviço daquele clube regional da minha cidade, ele agora conquista gloriosas batalhas em terras de Sua Majestade, para meu evidente regozijo. Ele promete vitórias, ele consegue vitórias. Ele promete titúlos, ele consegue titúlos. Ele promete passear-se com uma tanga de leopardo em Traffalgar Square, ele...bem, esqueçam esta última promessa. Mas é mesmo assim este homem janota. É um vencedor nato. Arrogante como a merda, irritante como a putaça, idiota como eu, bonito como o Juom, e o único homem capaz de cobrir de ridículo e vergonha todos os treinadores e homens de pilinha pequena que teimam em embirrar com ele. Há Mourinho e os outros. Há quem goste de Mourinho e há quem goste de comer batatas fritas com maionese. Mas ninguém lhe fica indiferente. É o maior !


PS: Força Chelsea...que até comemos esse Liverpool com cebolada!