TOP 10 2006
1 - The New World
Se nos deixarmos levar, é a experiência cinematográfica mais levitante e devastadora, do ponto de vista emocional, do ano. Único e singular como poucos. Isto é cinema meus caros. Terrence Malick !
2 - A History of Violence
O regresso do genial Cronenberg num filme que nos examina como seres dilacerados pelo medo e pelo recordar da nossa própria violência interna. Uma pequena bomba-relógio dramática capaz de ecoar bem fundo na nossa consciência.
3 - Brokeback Mountain
Talvez a mais pungente e trágica história do ano. Sereno e triste como poucos, atravessado por uma melancolia devassadora, conta também com as mais comoventes interpretações do ano.
4 - The Departed
Martin Scorsese de volta ao que sabe fazer melhor. Cinema rasgadinho, duro, dramático, violento, imprevísivel e completamente viciante. Impossível ficar indiferente e não nos deliciarmos com a carga visceral deste filme.
5 - Babel
Um retrato do mundo e dos seres humanos que nele habitam. Iñárritu continua a cruzar de forma comovente histórias universais e a extrair sentimentos de puro desespero dramático às suas personagens.
6 - Miami Vice
Mais um fantástico exercício de estilo por parte de Michael Mann, que confirma que há poucos realizadores como ele, capazes de extrair alma e emoção ao compor de forma soberba um filme de acção.
7 - The Queen
Um viciante retrato de uma mulher marcante na história contemporânea, e como ela lida com as convulsões de uma tragédia que abalou o mundo. Estranhamente voyeurista na sua aproximação, mas bem tocante e servido por um argumento estupendamente engenhoso.
8 - Dans Paris
Com o espirito da Nouvelle Vague bem presente, é uma pequena e peculiar pérola de bom cinema, capaz de nos fazer rir e comover com a sua invulgar frontalidade. E Romain Duris continua a confirmar as suas excelentes credenciais.
9 - Children of Men
Longe de ser um objecto perfeito, tem das cenas mais arrebatadoras do ponto de vista técnico e de puro frenesim visual na história recente no cinema. Provavelmente será objecto de estudo em várias escolas num futuro próximo.
10 - Match Point
Um Woody Allen em tons sérios e mordazes, e longe da sua habitual Nova Iorque, com uma escrita impecável e uma destreza e pontaria bem afinadas às convulsões contraditórias e negras do ser humano.
Menções Honrosas
- The Squid and The Whale
- Capote
- The Prestige
- Lady in the Water
- Marie Antoinette
Menção Especial
- Borat
7 Comments:
Em princípio vamos partilhar 6 filmezinhos este ano, e já deves estar a ver quais são. Mesmo assim, ainda quero esperar até ao final da semana para revelar os meus.
Mas então e o Capote nas menções honrosas? Are you on crack? Quando estreou até o tinhas à frente do Brokeback Mountain. What the fuck happened?
O "Capote" e o "Marie Antoinette" desceram aquando dos respectivos revisionamentos. Don't ask me why...they just did...
Woh! Partilhamos os 2 primeiros, pá:) (se calhar até tens bom gosto:)
E também gostei muito de Brocheback Mountain, The Departed, Miami Vice e Match Point.
Agora, Duarte, não te esqueças de fazer o que fizeste last year: os 10 piores do ano! yeah!! Toca a malhar porcamente e com requintes obscenamente humorísticos nos muves! Como eu adorei ler e gargalhar esse teu saudavelmente demente artigo neste saudavelmente demente blog... que requer mais actualizações, vá lá:)
Abraços ao trio maravilha!
Sendo que foi no espírito do blog, escrevi-o propositadamente. Fui 1 menino muito mau com o teclado:P
Nada má a lista, mas curiosamente o que gostei menos foi mesmo o do Malick. Enfim, ninguém é perfeito, de resto safas-te bem.
Turat, não me parece que vá fazer os "10 Piores do Ano". Estive a ver a minha lista e reparei que vi muito pouco lixo este ano. Mas há um destacado..."Crank". Pura merdaleja.
Fair enough. Deixa lá, isso só é sinal de que tiveste pontaria cinéfila, o que convém bem mais do que desconvém a cinéfilos como nós. Parabéns e fica numa boa- eu ficarei lendo o que se faz por aqui.
Post a Comment
<< Home