Friday, December 30, 2005

Best of 2005

Como existe um Worst of 2005 tem também que existir um Best of 2005. Claro que tem muito mais piada escrever mal e porcamente sobre filmes, por isso este post não vai ter piada nenhuma, e isso, de algum modo, chateia-me. Mas vamos lá ao que interessa...o ano não foi mau - penso que em cada ano há sempre grandes obras a destacar - but last year was better.



1 - Million Dollar Baby

The very best of 2005. Clint does it again. Um filme negro, austero e com uma força dramática e emotiva do tamanho do mundo. Um clássico americano instantâneo.



2 - Sideways

Uma dramédia ao bom estilo Payne. Ora revela um olhar triste e melancólico ora nos surpreende com os gags mais absurdos e hilariantes. Um filme que vive fundamentalmente dos seus actores e personagens. Coisa rara...



3 - Oldboy

Um autêntico furacão asiático - vivo, visceral, imaginativo e de forte impacto. Somos absorvidos por uma espiral de vingança e não conseguimos fugir da teia. O cinema asiático dá provas de enorme vitalidade.



4 - Closer

Por vezes demasiado teatral, mas é impossível ficar indiferente ao poder dos seus diálogos e à sua inteligente dissertação sobre as relações humanas. E Clive Owen é uma das surpresas do ano.



5 - Saraband

Bergman volta a atacar. Brutalmente cínico e devassador, a espécie de sequela de "Scenes From a Marriage", é um retrato frio e desapaixonado da condição humana.



6 - Batman Begins

Como todos os blockbusters deviam ser. Inteligente, bem desenvolvido e com uma estética visual e convicção emocional perfeitamente delineadas. E o elenco de luxo não desilude.



7 - Birth

Um filme que evoca o fantasma de Kubrick, pela glaciar e perfeccionista realização e pelas dualidade dramática que consegue atingir. E Nicole Kidman nunca esteve tão bem.



8 - Alice

A prova que se faz cinema de qualidade em Portugal. Uma realização metódica e uma narrativa parca mas tremendamente eficaz para o desenrolar da génese desta comovente história.



9 - Broken Flowers

Minimalista, seco e em tons de auto-paródia. Mas Jarmusch consegue extrair de Bill Murray os sentimento certos de desencanto e solidão. Uma pequena pérola.



10 - Hotel Rwanda

Tem os seus exageros e clichés melodramáticos, mas é um pedaço de história demasiado real e comovente para se ficar indiferente. E Don Cheadle é um grande actor.


Menções Honrosas

- Mean Creek
- Charlie and The Chocolate Factory
- The Descent
- The Machinist
- Grizzly Man

2 Comments:

Blogger The Stranger said...

Bahhhhh...

2:13 PM  
Anonymous Anonymous said...

magnificent points altogether, you just received a logo new reader.
What could you recommend in regards to your post that you simply made some days in the past?
Any positive?

Here is my webpage :: Bruchgold verkaufen

10:41 AM  

Post a Comment

<< Home