Friday, December 16, 2005

Worst of 2005

Com o aproximar do final do ano cinéfilo, nada como homenagear a génese deste blog e falar mal e porcamente dos dez piores filmes do ano cinematográfico de 2005. Eu sei que o ano ainda não acabou mas não vejo no horizonte mais nenhuma cagada monumental (pelos menos uma que eu vá ver) para contornar este top. Em todo o caso, posso sempre fazer uma adenda.

Mas sem mais demoras, vamos dar ínicio ao deslindar da lista de có-cós do ano...*drumroll*...



10 - Ray

Uma salgalhada melodramática com ares de tele-filme pindérico que relata a vida do grande Ray Charles. O Jamie Foxx até que vai bem, mas nada disso impede que o filme tenha uma das piores cenas dos anos - um flashback hediondo que nos traz lágrimas aos olhos por ser um atentado à cinefilia mundial. E só de pensar que este filme (e o realizador !!!) foi nomeado para os Oscars dá-me vontade de vomitar o frango com ervilhas que comi ao almoço...



9 - Primer

Eu até me custa dizer mal deste filme, pois é um filme de intenções nobres e orçamento limitado. E viu-se que os seus autores eram apaixonados por este singular projecto. Mas quando 10 minutos passaram em pleno teatro Rivoli, e eu já pensava se ia vestir os meus boxers do Yosemite Sam na manhã seguinte, é porque algo de errado se estava a passar. É que para perceber algo deste filme é preciso ter um doutoramento em física quântica avançada e um mestrado em matemática exponencial ao quadrado. Ou seja, podemos tentar, mas não vamos perceber patavina. And that's why it sucks.



8 - Crash

Um filme que prometia imenso mas que fede a sovaco deslavado. Parece um bébé todo pipi e janota na sua fase inicial, mas quando lhe vamos a mudar as fraldas percebemos a borrada mal-cheirosa que para ali vai. É talvez a coisa mais manipuladora emocionalmente que eu já tive oportunidade de ver, cheio de coincidências surreais e tiques de filme sério que não levam a lado nenhum. É suposto dizer umas coisas sobre o racismo também, e que se caímos das escadas abaixo temos uma epifania e lembramo-nos de quem nosso amigo é. Enfim, merda com lustro, mas merda na mesma.



7 - Danny The Dog aka Unleashed

Um filme com Morgan Freeman não devia ser terrivelmente mau, mas eu já não acredito no Pai Natal, por isso também não acredito nessa máxima. E temos neste belo exemplar de caca, um festival de acrobacias de Jet Li e dos seus inúmeros pontapés, cabeçadas e grunhidos. Mas é tudo muito mau e cliché, e os vilões são horrendos como as cobras, e a minha cabeça quase que estoirou a ver este filme...enfim, para fãs de porrada inconsequente e desmiolada. Eu já passei a minha fase "Van Damme"...



6 - Skeleton Key

Daqueles filmes de terror que estão na moda, com ambientes inóspitos, cenas voodoo e espirituais, fantasmas escondidos no sotão, dildos guardados na gaveta da mesinha de cabeceira...enfim, já não há paciência para estas cagadas com fedor oriental com twists mais aparvalhados que o penteado do Ricardo Quaresma. E depois também estão lá alguns bons actores e é suposto assustarmo-nos MUITOOOOO, mas eu só queria sair o mais rápido possível da sala e mandar uma mija.



5 - Goal!

Filmito mais que amadoresco que conta a típica história do jogador latino pobre que sonha em jogar futebol ao mais alto nível num clube de topo na europa. E consegue ! Weeee ! E é suposto ficarmos todos contentes com isso ? Claro que não, porque ainda por cima acordei às 9:00 num sábado de manhã para ir ver esta bosta ambulante a uma ante-estreia !!! Fodasss !!! E já agora, porque é que escolheram o Newcastle ? Nunca hei-de compreender essa...



4 - La Niña Santa

Filme sul-americano com ares de cinema de autor europeu. Mas há cinema de autor bom e de valor, e há merdas secantes e mal filmadas como o caralho como esta história de um depravado que queria comer uma menina santa. Até havia ali potencial, e eu nem me importava de ser chocado um bocadinho com cenas mais hard-core, mas a suposta realizadora deste perú devia estar anestesiada pelo vírus "Manoel de Oliveira" e deixava os takes alongarem-se insuportavelmente. Uma pequena tortura assistir a isto...



3 - Star Wars III

HEHEHEHE! Já me insultaram do piorio aquando da minha famosa review ao filme neste mesmo espaço. Mas mais uma vez vos digo, fãs do filme...está na hora de acordar, pois o filme na realidade não vale a ponta do corno e não há hype e marketing no mundo, nem a filha da puta de um Darth Vader que salve este festival estrambólico e piroso de efeitos especiais. O George Lucas merece ser pendurado pela pilinha e enrabado a sangue-frio como o Marsellus Wallace no "Pulp Fiction" por quase ter estragado o paladar à mística da trilogia original. Cabrão do gajo !



2 - Constantine

Mau actor ? Check. Mau Argumento ? Check. Mau Realizador desconhecido que deve ter vindo do mundo dos video-clips ? Check. Ladies & Gentlemen..."Constantine". Demónios, anjos, unicórnios, chulos, prostitutas e afins numa das maiores parvoíces que se dignaram a ser apontadas a uma tela de cinema este ano. Tive que tomar 2 ben-u-rons depois de ver este monte de esterco só para aliviar as dores de cabeça que me atormentavam.



1 - The Ring Two

A comédia do ano. Tenho que admitir que me diverti como um perdido ao ver este genial filme, por isso até é uma contradição apontá-lo como o pior do ano. Mas como o propósito não era provocar o riso, mas sim o susto, this is it. Worst of the bundle of shit. Quem ver este filme e declamar que há algo de positivo nele deve ser imediatamente internado e sujeito a uma lobotomia frontal. É pura merda, da mais acastanhada e espessa que há e que se cheira a quilómetros de distância. De preferência, fujam a sete pés desta sequela. Vão ficar com pesadelos pelos motivos errados.



E só de pensar que houve tanta potencial merda que eu evitei este ano...uffff...

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Duarte do caraças tás mesmo hilariante! Way to go:)! Este post foi mesmo do caraças!!! Seu sacaninha:P

8:34 PM  

Post a Comment

<< Home