Wednesday, February 09, 2005

O Apogeu da Carga Mítica - Bloodsport



Estava eu na tertúlia com o meu compincha de blog quando nos lembramos de uma pérola da década de 80, filme icónico e incontornável, e marco absoluto das nossas infâncias - "Bloodsport". Sim, porque há vida antes e depois deste clássico karateca. Crescer sem ver Van Damme a distribuir porrada nuns quantos infelizes é a mesmo coisa que chegar aos 18 e nunca ter arreado o salame no casa-se-banho dos nossos avós enquanto folheamos a nova edição da "Nova Gente". O João Cláudio está para os filmes "chunga" como o Marco Paulo está para a música dita "Pimba". São incontornáveis, são inesquecíveis, e como tal, são recordistas mundiais de "Carga Mítica". E nunca esse "Senhor" com "S" grande, de origem belga e muitas vezes intitulado como "Muscles from Brussels", teve tão bem como em BBBBBBBLOOOOOOOOODSSSSSSSPORTTTT !!!

O argumento do filme é muito fácil de descrever, como não poderia deixar de ser...puto tem amigo chinoca, blah, blah...o amigo chinoca morre, o pai do amigo chinoca que se revela como um mestre absoluto em kung-fu (e suas variantes) decide passar os seus ensinamentos para o puto americano, puto americano considera o mestre chinoca um segundo pai, treina como um cavalo durante uns anos, faz umas quantas esparregatas (é assim que se escreve ???), leva no trombil umas quantas vezes, blah, blah...et voilá...fica transformado num cabrãozão com quem ninguém se deve meter, especialmente depois de ter enfardado uma feijoada à transmontana...continuando...jovem americano chamado "Frankie Dux" decide entrar no mais famoso torneio obscuro de artes marciais...o "KUMITÉ"...MUHAHAHAHAHAHA...para vingar a memória do mestre, entretanto falecido, e para provar os seus méritos...viaja para Hong-Kong...blah, blah...conhece uns amigos amaricanos, mete-se com a típica gaja, parte uns tijolos ao meio, bate recordes mundias de coçedo, dá um xito no ultra-vilão chinoca...e é coroado no fim como o grande karateca da sua década...THE END

E isto pode parecer muito banal e já visto. E é. Mas o que eleva o material, e nunca cansa dizer isto, é a tão propalada "Carga Mítica". Todos os "clichés" de filmes ultra-chungas estão lá. E quando o mega-torneio começa temos um festim de cenas e personagens antológicas...temos o brutamontes egipcío que se vira para Dux e diz - Oh...the american who makes tricks with bricks - e que depois leva um pontapé nas trombas de Dux provocando esta reacção no seu compincha Jackson - His first fight in the kumite and he broke the fucking world record!...and so on...e claro temos o filho-da-puta-chinoca-com-um-cabedal-do-caraças-e-cara-de-esgroviado-além-de-ter-umas-mamas-bem-sinistras Chong Li, cuja mera presença no êcra eleva o filme a material panteão...além de que Chong Li diz coisas como - You break my record, now I break you, like I break your friend.

E prontos...vão à Amazon e comprem o DVD enquanto eu suspiro por já não se fazerem filmes como este...*sigh*



2 Comments:

Blogger Filipa Lopes said...

Duas coisas, meus amoris... :P

Esclarecendo a dúvida existencial do Duarte, escreve-se "espargata" :P

Quanto ao meu filme preferido com "carga mítica a sair pelo rabiosque", como disseste, Jonnhy... não existe, porque eu e a Iána ainda não fizemos a operação (que vai ser filmada e exibida na TVI) para obter o lendário chicote do JR... que como voc~es disseram há uns tempos... está carregadinho de carga mítca! ;)

6:38 PM  
Blogger Filipa Lopes said...

Como é para ti... até to mandarei em exclusivo, antes do resto do mundo o ver! ;)

5:52 PM  

Post a Comment

<< Home